sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Perguntas - Se a Bíblia diz que não há um justo sequer como os justos herdarão a vida eterna?

Na realidade a Bíblia realmente aponta que não existe um justo sequer e que somente os justos estarão nos céus com o Senhor. Isso pode parecer contradição e até confuso, porém, como o conhecimento de algumas verdades bíblicas a dúvida logo se resolve.


Em primeiro lugar a Bíblia é clara em mostrar que não existe mesmo um justo sequer: “Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3.10). E por que não existem justos? Paulo nos dá essa resposta em Romanos 3. 23: “pois todos pecaram”. Assim, ninguém pode ser considerado justo diante de Deus, pois ninguém é justo, nenhum de nós é livre do pecado, pelo contrário, somos dominados por ele. Se somos dominados pelo pecado não podemos ser considerados justos, mas injustos. Nessa condição, o pagamento – justo – que teríamos da parte de Deus, é o descrito em Romanos 6. 23: “porque o salário do pecado é a morte”. Podemos considerar essa “morte” como sendo a total separação de Deus, comumente chamada de inferno pela Bíblia. Esse é o destino dos injustos pecadores.

Em segundo lugar, a pergunta que fica a partir daqui é: Quem, então, são os justos que serão salvos se não existem justos?

Aqui a graça de Deus inundada de misericórdia atinge a vida dos eleitos de Deus. Esses justos que herdarão a salvação são aqueles pecadores injustos que foram justificados pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Eu explico: Nós, por nós mesmos, não temos condições de nos fazermos justos diante de Deus, pois não o somos. Assim, o próprio Deus, o Senhor Jesus Cristo, veio e se entregou em nosso lugar, pagando os nossos pecados e, assim, nos transformando em justos diante de Deus. É o que nos ensina a Bíblia: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5. 1).

Se Jesus Cristo nos justificou, logo, somos agora justos diante de Deus e estamos aptos – não por nossos méritos, mas inteiramente pela graça de Deus – a herdar a salvação preparada por Deus aos Seus servos. Esse é o significado de sermos justificados por Cristo. E agora, justificados por Cristo, não somos mais dominados pelo pecado, mas somos dominados pelo Espírito Santo de Deus que nos foi dado. Então podemos viver uma nova vida – justa – pela fé: “O justo viverá por fé.” (Romanos 1.17 )

Porém, não são todos os injustos que serão transformados em justos, serão somente aqueles que crerem em Jesus Cristo: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (…) Quem nele crê não é julgado; O QUE NÃO CRÊ  já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3.16, 18)


Fonte: http://www.esbocandoideias.com/2013/01/se-a-biblia-diz-que-nao-ha-um-justo-sequer-como-os-justos-herdarao-a-vida-eterna.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário